Visão geral do caso de uso
A Pague Menos é uma das três maiores redes de farmácias no Brasil, contando com mais de 1.120 lojas em todos os estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal). No final de 2019, a chegada do Alteryx revolucionou a gestão de toda cadeia de abastecimento, trazendo um ganho de produtividade na manipulação e análise dos dados. A equipe, que antes contava com um recurso inteiramente dedicado apenas para executar queries manualmente, ganhou velocidade e, consequentemente, tempo ao automatizar os fluxos utilizando a ferramenta. Além disso, a interação com a plataforma de Business Intelligence (Tableau) utilizada na companhia, tornou possível a criação de dashboards de monitoramentos dos principais indicadores, dando maior visibilidade a alta gestão na tomada de decisão.
Descreva o problema ou desafio empresarial que você precisou solucionar
A Pague Menos conta com milhares de produtos cadastrados e distribuídos diariamente para todo o país. Esse processo gera a responsabilidade de gestão e manuseio de imensas bases de dados todos os dias.
O processo de geração do Índice de Ruptura do abastecimento das Lojas e dos Centros de Distribuição, anteriormente, era mensurado em aproximadamente três horas e a análise e consolidação dos dados era restringida ao limite de armazenamento da ferramenta até então utilizada, impossibilitando, assim, análises históricas em uma série temporal superior a seis meses e inviabilizando visões mais detalhadas dos dados, onde, por exemplo, só era possível analisar o índice de ruptura a nível de Filial e Sku de apenas um dia.
A estruturação dos fluxos utilizando o Alteryx possibilitou a geração dos dados em 40 min, os quais são disparados no início da manhã de forma automática em reports para todo o time de analistas, e para todo o Time Executivo (Diretores, Vice-Presidentes e Presidência) com uma análise detalhada auxiliando uma estruturação rápida de um Plano de Ação eficiente.
Descreva sua solução funcional
Na gestão feita pela Cadeia de Abastecimento, realizamos diariamente o monitoramento das rupturas de cada SKU para todas as Filiais (Zerado Filial) e Centros de Distribuição (Zerado CD). Para medir tais indicadores, é necessário processar um volume dados com mais nove milhões de linhas por dia e aproximadamente 1.2GB de tamanho, fator esse que anteriormente era um grande desafio, não somente por uma questão de armazenamento, como também por uma dificuldade de tratamento e manipulação dos dados.
Com o Alteryx foi possível realizar o processamento e relacionamento dessas informações com outras fontes e, desse modo, além de ganhamos velocidade na extração, pudemos criar inúmeras visões que auxiliam no diagnóstico rápido do índice, tais como:
- Se a ruptura se deu por aumento inesperado na venda dos produtos;
- Se a ruptura em loja se deve a um desabastecimento nos Centros de Distribuição;
- Se alguma categoria de produto ou algum estado tem sido maior impactado nos últimos meses;
- De tudo aquilo que está zerado, quais itens possuem pendência em trânsito e quais são reflexos de atrasos na entrega ou de baixo nível de serviço no atendimento dos pedidos pelo fornecedor.
Os índices de ruptura são gerados em dois fluxos, onde o primeiro realiza a extração da base de estoque dos centros de distribuição, mede quais itens estão em falta e a partir de então, no intuito de extrair os dados secundários, faz as conexões com as demais fontes, tais como: nível de estoque em loja, pedidos pendentes, notas fiscais faturadas, classificação dos produtos, etc. O segundo fluxo, segue a mesma proposta, no entanto, com um universo de dados bem maior, por se tratar de uma agregação a nível de produto e filial.
Zerado CD
Zerado Filial
É interessante ressaltar que os dois fluxos realizam a publicação direta no Server do nosso software de visualização de dados e, desse modo, é possível criar dashboards que podem ser enviados de forma automática para todo o time que realiza o monitoramento desses indicadores, assim como, para todos os Executivos da Companhia, conforme exemplo abaixo:
Descreva os benefícios que você obteve
Uma das maiores dificuldades sentida por anos pelo nosso Time de Supply era a pobreza em detalhes de informações que são primordiais para garantir o abastecimento em loja e, desse modo, fornecer aos nossos clientes uma melhor experiência de compras. A gestão dos números se dava de forma manual e isso tornava lento o diagnóstico e elaboração de um plano de ação eficaz, principalmente quando estamos tratado de uma variável tão volátil como o estoque.
O Alteryx contornou todos esses problemas, possibilitando uma maior riqueza na composição das informações, trazendo velocidade para análises cotidianas e ampliando o leque de oportunidades para realizarmos diagnósticos mais complexos. Além disso, no passado tínhamos um recurso dedicado apenas em realizar a consolidação manual dos dados e agora, com a otimização e automatização dos processos, esse funcionário pode dedicar mais tempo e energia em outras atividades de cunho mais analítico, gerando um ganho de produtividade para a Companhia.