Banco privado economiza 33 mil horas com Alteryx

Visão geral do caso de uso
A área de operações de um dos maiores bancos da América Latina usa o Alteryx Designer para automatizar vários processos que eram manuais como captura, consolidação, tratamento e saída de dados. Desde 2018, com a iniciativa do Hackathon com o Alteryx, eles já implementaram mais de 30 cases, acabaram com processos onerosos e chegaram a economizar 500 horas/ano somente em um único processo de consolidação de dados.

Descreva o problema que você precisava resolver
Boa parte do nosso trabalho é investido no tratamento e leitura de dados, quase tudo que a gente fazia era concentrado em Access e Excel. O principal problema que a gente tinha era que existia muito trabalho manual, muitas horas gastas para trazer dados, fazer um ETL e também ficávamos muito propícios a cometer erros. Os dados que recebemos também não são estruturados, muita coisa chega em planilhas e arquivos de textos. A gente precisava automatizar vários processos em diferentes departamentos para ser mais eficientes e melhorar a qualidade dos resultados, e assim eliminar erros e esforços duplicados.  

Descreva sua solução de trabalho

Eu já conhecia o Alteryx e sabia que era uma ferramenta extremamente didática e performática, então sugeri que a gente fizesse um Hackathon com o Alteryx para apresentar a plataforma para outros times dentro do banco. Junto com a CSC, parceira da Alteryx, a gente lançou o Hackathon em março de 2018 e foi um sucesso. Terminamos o evento já com soluções implantadas e agora estamos indo para a 4ª edição. Com essa iniciativa, nós ganhamos um prêmio interno para Pessoas Que Fazem a Diferença – na categoria Conjunto da Obra.

O Hackathon funciona assim: as equipes submetem os cases. Os times são formados por duas pessoas mais técnicas, um ou dois desenvolvedores, analistas e estagiários. A maior parte das pessoas não conhece o Alteryx Designer ainda. Os times têm uma semana para criar uma solução usando o Alteryx Designer, depois nós apresentamos para as diretorias e o vencedor ganha um prêmio.

Atualmente, temos 60 licenças do Alteryx Designer e calculamos que economizamos 33 mil horas. Com o Alteryx, os entregavéis são muito tangíveis e nós temos por volta de 30 cases que vieram do Hackathon. Veja abaixo alguns cases que nós desenvolvemos no Hackathon com o Alteryx.

Imposto Sobre Serviço (ISS)

Era um processo extremamente manual e passível de uma multa alta. Usando o Alteryx Designer, a gente importa dados de diferentes fontes, constrói fluxos de trabalho para fazer a limpeza dos dados e o resultado sai no formato do Excel.

Agilizar, confiabilizar e descomplicar o extrato do CJ (sistema interno)

A extração e manipulação das informações eram todas feitas de maneira manual no Excel. Os analistas chegavam a empilhar as planilhas para fazer tabelas dinâmicas. Com o Alteryx, esse processo hoje é bem dinâmico e super rápido, registramos 500 horas de eficiência só nesse projeto.

Conciliação de depósitos judiciais

A gente queria melhorar a performance do processo que já existia. A gente recebia várias bases de dados de bancos estatais no Brasil. Eles faziam a consolidação de informações de depósitos judiciais. Então, a gente capturava essas informações no Excel e utilizava o SAS para tentar processar melhor do que no Excel. Não deu certo, a gente gerava bases intermediárias e ainda tinha que incrementar cálculos no Excel.

O processo de tratamento das informações era extremamente oneroso. Acabamos trocando tudo isso pelo Alteryx e ficou muito mais simples. Agora, a gente consegue conectar as bases de dados, processar tudo no Alteryx Designer e gerar o resultado consolidado de depósitos judiciais em bancos estatais.

Apesar de termos ganho 500 horas/ano de eficiência só na consolidação de informação, o maior ganho mesmo foi na diminuição do risco de inconsistência na parte de conciliação. 

Descreva os benefícios que você alcançou

A gente ainda usa muito pouco do Alteryx, mas mesmo assim já conseguiu revolucionar muita coisa na empresa. Além de eficiência, o Alteryx trouxe uma mudança cultural. Você não precisa ser programador nem especialista para manipular dados.

O pessoal que participa do Hackathon adora o Alteryx, eles acham uma ferramenta extremamente fácil de usar. O fato de você conseguir fazer um ETL todo usando drag e drop e com um play você vê tudo executar em segundos, isso deixa todo mundo encantado.

Os diretores ficam impressionados porque a gente executa os fluxos de trabalho em tempo real e ainda durante a apresentação eles veem os resultados.

Uma outra vantagem do Hackathon com o Alteryx é que ele incentiva as áreas a criarem outros cases e expandirem os horizontes. Depois que as equipes conhecem a plataforma, eles implementam uma série de outros cases na área deles.

Assista o Case BMG: 

Deixar uma resposta

×

Olá, podemos ajudar?

Sou Camila,
analista de projetos da StarLink,
para iniciar uma conversar,
clique no ícone abaixo.

×