Quando pensamos em Big Data, é comum fazermos uma tradução literária do texto e imaginamos “Grandes Dados”, relacionado à grande quantidade de dados a ser analisado. Mas o termo é um pouco mais abrangente, levando como base os 3 Vs do Big Data.
Volume, que está relacionado à grande quantidade de dados que possuímos dentro e fora da empresa; o segundo é a Velocidade, pois a cada segundo muitos dados novos são criados na internet, e alguns destes dados podem ser interessantes para sua empresa; o terceiro e último está relacionado à Variedade, sendo que o dado pode ser um compartilhamento de um texto em uma rede social, um post no blog, um review em um e-commerce.
Juntando estes três pilares, é possível analisar praticamente tudo que está público, envolvendo dados estruturados, no caso de nós conhecermos a estrutura de armazenamento daquele contexto, e também os dados não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos.
Com armazenamento, análise lógica e aplicativos integrados, o Big Data ajuda a impulsionar a eficiência e a qualidade, além de produtos e serviços personalizados, produzindo níveis superiores de satisfação e experiência do cliente.
Por isso, mais que ter acesso a uma grande quantidade de dados, é necessário tratá-los de maneira correta, visando sempre agregar diferencial aos objetivos da empresa, como por exemplo:
• Redução de custos;
• Economia de tempo;
• Desenvolvimento de produtos e otimização de ofertas;
• Otimização das tomadas de decisão;
• Aumento de produtividade;
• Redução de desperdícios;
A StarLink conta com um time especializado de Arquitetos e engenheiros de Dados, Analistas de negócios para lhes ajudar com a sua demanda. Auxiliamos sua equipe com o desenho e construção de uma arquitetura de dados
Contate-nos e veja como podemos te ajudar nesse processo!